quarta-feira, 8 de abril de 2009

SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

O telefone toca e a dona da casa atende:
- Estou!
- Senhora Silva, por favor.
- É a própria..
- Aqui é o Dr. Arruda do Laboratório. Ontem, quando o médico enviou a biopsia do seu marido para o laboratório, uma biopsia de um outro Sr. Silva chegou também e agora não sabemos qual é a do seu marido... e infelizmente, os resultados são ambos maus...
- O que o senhor quer dizer?
- Um dos exames deu positivo para Alzheimer e o outro deu positivo para HIV e nós não sabemos qual é o do seu marido.
- Que horror! Vocês não podem repetir os exames?
- Não, a Segurança Social somente paga esses exames caros uma única vez por paciente.
- Bem, o que o senhor me aconselha a fazer?
- A Segurança Social aconselha que a senhora leve o seu marido para algum lugar bem longe da sua casa e o deixe por lá. Se ele conseguir encontrar o caminho de volta, não faça mais sexo com ele.

Se algumas piadas que correm pela net nos fazem sorrir, já as notícias reais nos deixam muito apreensivos e angustiados.

De acordo com os dados insuspeitos do Ministério da Saúde, em Março de 2008 existiam 474.000 utentes inscritos no SNS para uma primeira consulta. Em Março de 2009 o número subiu para os 655.000.

Em apenas um ano mais 191.000 portugueses se juntaram à longa lista de quem, por necessidade, espera meses e até anos para ser consultado.

E que se saiba, as grandes medidas tomadas para contrariar esta tendência pela senhora ministra Ana Jorge com a concordância do Sr. Sócrates, foi diminuir o número de médicos e aumentar em 72% (leram bem, 72%) o valor da taxa moderadora de uma consulta nos Centros de Saúde, que passou de 2,15 euros em 2008 para 3,70 euros a partir de 1 de Fevereiro do corrente ano.

Assim qualquer um sabe governar; não é preciso ser “engenheiro” da UNI.

Sem comentários: