quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HAVERÁ CORAGEM?

Até que ponto quem tem uma maioria absoluta deve atribuir pelouros aos Vereadores da oposição?

Existem muitas teorias sobre este assunto e nenhuma delas é suficientemente conclusiva para se poder determinar qual delas será a melhor. A própria legislação é omissa, atribuindo todas as competências (ou quase todas) ao Presidente da Câmara, que pode, se assim o desejar, delegar ou não nos Vereadores a responsabilidade directa de gerir este ou aquele sector.

Mas, enquanto a legislação não for alterada - se é que algum dia o será - somos de opinião que os Pelouros devem apenas ser atribuídos aos Vereadores que se sujeitaram ao programa sufragado e que saiu vencedor, não fazendo qualquer sentido que os eleitos por outros Partidos se tenham de orientar por directivas alheias e muitas vezes antagónicas daquelas que apresentaram ao eleitorado.

Se existem bons exemplos de equipas mais ou menos coesas compostas por eleitos de vários Partidos, também existem Vereadores com Pelouros atribuídos que se servem dos Serviços para fins pessoais ou partidários que nada têm a ver com a administração da própria Câmara.

O caso do Seixal é bem elucidativo e pelo passado recente não se vislumbra qualquer utilidade na atribuição de Pelouros a todos os Vereadores, pois não querendo ir rebuscar ao passado a utilização indevida de telefones, computadores e carros, no último mandato pouco ou nada se salientou do trabalho dos eleitos na Câmara pelo PS e pelo PSD, mesmo tendo a dois deles sido atribuída uma retribuição correspondente a meio-tempo.

Esta ambiguidade não favorece ninguém e muito menos o Concelho ganha com estas postura de total hipocrisia de quem critica, mas depois aceita o micro poder que lhe é concedido só para se auto-promover e alimentar o seu ego.

Aqui fica o repto:

Ao Presidente da Câmara eleito que não atribua Pelouros aos Vereadores de outros Partidos; aos eleitos dos outros Partidos que não aceitem Pelouros, caso o Presidente eleito lhos queira atribuir.

Haverá coragem para isso?

13 comentários:

Anónimo disse...

Não se trata de haver coragem ou não. Acho é que existem muitos interesses por trás e todos têm telhados de vidro.
Então o Samuel ia lá prescindir das mordomias a que está habituado.
E aquele dinheirinho que recebe da Câmara para não fazer nada até dá muito geito.

Anónimo disse...

Este gaijo das 16:55 é o envejoso do costume. Queria ser candidato mas saiu-lhe o tiro pela culatra.
Pois é agora entrego o cartão, aora não ele sabe muito bem o que quer - PULEIRO -

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ó gatito, claro que o Alfredo não vai dar pelouros á oposição,porque entre os eleitos da CDU, os dos PCP e ainda os dos Verdes, não sobra nada para os outros.
E é mais fácil governar assim, não é??

Associação Viver Pinhal do General disse...

Muito Boa Tarde!

Informo que no dia 07 de Novembro, pelas 09h00,realizar-se-á no Pinhal do General uma Marcha de Protesto da População!

Um Bem-haja a Todos.

www.ViverPinhaldoGeneral.Blogspot.com

Anónimo disse...

O exemplo que encontramos na Associação dos Amigos... O exemplo que encontramos na Associação dos Amigos do Pinhal do General é paradigmático e merece uma profunda reflexão pois o seu presidente é um dirigente XUXIALISTA e, reconhecidamente, aquele que controla o PS em Fernão Ferro, desde sempre.
Este mau exemplo só tem paralelo, também em Fernão Ferro, com a gestão da ADUFF nas mãos de outro XUXIALISTA.
Esta Associação, não tem sequer actividade e na situação em que se encontra, a Câmara Municipal do Seixal vai ter que tomar medidas concretas para restituír à população um edifício que lhe pertence.
E por lhe pertencer não pode estar à mercê de quem não tem autoridade moral para o manter na situação em que se encontra.
Sem qualquer actividade e até a
luz e a àgua estão cortadas, segundo dizem.
E depois ainda se queixam da democracia dos comunistas.
Mas que modelo de DEMOCRACIA será este, o dos SOCIALISTAS do SEIXAL?

Novo Rumo! disse...

Enviei para o Rumo a Bombordo mas o meu camarada de partido, Samuel Cruz, não publicou por falta de coragem política.

"«chamo-me Hugo Serejo sou militante do PS no concelho do Seixal.»

Pois pois...mas votas na Amadora e és Assistente Técnico na Câmara de lá. Conheces tão bem o Seixal como o Sócrates.

Não passas de mais um "outsider" que veio para o Seixal pelo compadrio com o Samuel Cruz. Não passas de um provocadorzeco que em nada contribuiu para o crescimento do partido. Os teus textos são desprovidos de respeito e honestidade e as pessoas perceberam isso.

É por isso que és apenas mais um dos culpados pela derrota estrondosa do PS no Seixal!

Samueis, Serejos e quejandos fora do PS Seixal JÁ!

Novo Rumo (para o PS Seixal) Já!"

Muito Obrigado por publicarem.

Novo Rumo! disse...

Fontes próximas do Ex-Presidente da mesa da Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro asseguraram-me que o candidato do PS a essa freguesia (Manuel Chora), no seguimento do vexame de que foi vítima pelo seu partido, apresentou uma carta ao presidente da câmara municipal indigitado referindo que não iria tomar posse por divergências com os dirigentes concelhios do PS.

Entretanto, e certamente devido a coacções por parte dos agentes fiscais do costume, Samuel Cruz e Nuno Tavares, deu o dito por não dito e fez anular a sua decisão anterior.

Resta saber que promessas lhe foram feitas para que este senhor mudasse tão rapidamente de opinião.

Entretanto, um recado para a CPC PS Seixal:

Estamos a construir uma alternativa credível que tem como objectivo colocar por terra todos esquemas que favores mútuos que foram montados pelas personagens acima mencionados.

A alternativa já está a mexer e ninguém a pode parar.

Na altura certa irá dar a cara.

Novo Rumo Já!

Anónimo disse...

SEIXAL - PÁGINAS NEGRAS EM LIVRO


Sofia Pinto Coelho, jornalista da SIC especializada em questões da Justiça acaba de publicar um livro sobre as páginas extraordináriamente negras da Justiça em Portugal.

O Seixal, a sua autarquia , os seus tribunais estão em destaque em algumas páginas desse livro, com o terrivel caso do pequeno Ruben, a criança que há dez anos morreu afogado em plena via pública após ter caído numa caixa de esgoto aberta, como é ilustrado pelo vídeo acima.

A Jornalista Sofia Pinto Coelho só falta referir que nesse caso negro, trabalhou em defesa da autarquia uma advogada paga a peso de ouro , pelo que foi alegadamente mencionado pela DGF «... esteve em causa o "pagamentos [150 268 euros] no âmbito da realização de trabalho em dias de descanso semanal, de descanso complementar e feriados" entre Janeiro de 2003 e Julho de 2007 - "abrangendo praticamente todos os sábados, domingos e feriados desses anos"»...leram bem ... todos os domingos e feriados do ano...tendo assim sido justificado o seu trabalho , generosamente pago pela autarquia.

Uma vergonha que fica para a história negra da justiça neste país !
posted by Ponto Verde

Anónimo disse...

É pá ganda foto o Alfredo parece um pouco escuro ou é impressão minha.
Ele é natural de alguma ex-colonia nossa ou é de Timor?
Com o photoshop sempre o poderiam clarear um pouco, para dar um ar mais europeu.
É só uma sugestão.

Anónimo disse...

Ele é mesmo escuro graças aos ares do Ribatejo, mais concretamente de Coruche. Por isso nem com photoshop pode melhorar.
A única solução era colocá-lo numa barrela e depois esfregá-lo com um descamador de peixe.
Mas falando mais seriamente, diz-se por aí que a confusão sobre as suas origens teve o seu auge quando numa das suas muitas visitas a Cabo Verde, uma autiridade local lhe terá perguntado de que Ilha era ele oriundo.

Anónimo disse...

Sábado, dia 07 de Novembro, pelas 09h00, Marcha Cívica da População do Pinhal do General.

Sem cariz político, religioso, ideológico, Vamos Alertar para a situação desta pequena localidade limite do Concelho e talvez por isso tão esquecida. O percurso passará por alguns dos Pontos Negros do Pinhal do General e termina no Mercado de Fernão Ferro.

Participa!

D + pelo Pinhal do General!

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

Anónimo disse...

A mairoa das pessoas gostam muito de se ouvir, pena é que fujam às questões, quando o assunto não lhes interessa e porque preferem a pequena maldicência. A questão que o Gato Gil coloca é muito pertinente e demasiado importante para se ignorar e passar pelo assunto como cão por vinha vindimada, por isso não posso deixar de concordar com ele quando diz que nem o Presidente deverá atribuir pelouros à oposição, nem a oposição os deverá aceitar.Quem ganha as eleições com maioria absoluta deverá governar de acordo com o programa que apresentou e, no final do seu mandato deverá ser avaliado pelo que fez ou pelo que deixou de fazer. Se tal acontecesse, também as oposições teriam muito a ganhar. O que me parece é que andam sempre uns quantos a tentarem ganhar alguma coisa, aceitando qualquer coisa que se lhes ofereça. Também para a gestão da autarquia será mau ter alguém que não será de confiança política,muito provavelmente a boicotar o trabalho.
Tomar a decisão acertada, não tem que ver com qualquer acto de coragem, é uma questão de bom senso e até de ética.