quarta-feira, 24 de junho de 2009

MATIAS WEBER

Numa tentativa de dar a conhecer aos “incultos” que vão às Assembleias dos BVA quem foi Max Weber, o “GATO GIL” resolveu colocar aqui uma pequena peça dedicada especialmente ao grande sociólogo da margem sul, Professor Doutor Manuel Matias Weber, que, para quem não saiba, descende em linha obscura – como sempre – de tão ilustre figura alemã.

Até, se repararem bem, o Matias tem um certo ar germânico, principalmente pela cor do cabelo, pese embora o facto de ser de pequena estatura, ao contrário daquilo que estamos habituados a ver nos homens oriundos das terras da Baviera.

É possível que em tempos ele tenha sido mais alto e espadaúdo, mas foi mirrando na mesma proporção das trapalhadas em que se tem metido, para desta maneira se poder esconder melhor quando tiver vergonha do que anda a fazer e das situações ridículas que protagoniza.



33 comentários:

Anónimo disse...

Pode ser que agora os comentários, tornem e clarifiquem mais a cidadania de alguns
O insulto pessoal é arma do desespero.
A história criou heróis sobre o lema “falar mal ou bem pouco importa, o que importa é que falem”
Heróis da ignorância!
Max Weber, é de certeza melhor sociólogo morto, de que muitos disfarçados políticos vivos!
Manuel Tiago

Viva A AHBVA disse...

Pelo vistos mais cultos já ficaram.
Esta é uma victória única e exclusiva da lista B / actuais corpos sociais.
Bem haja Manuel Matias pela sua valiosa contribuição para o aumento de cultura dos amorenses.
Precisam-se em todas as instituições desta terra mais gente desta que contribua para a evolução e elevação da discussão.

Anónimo disse...

É urgente que se ocupe os cargos do poder, com pessoas que fazem desse poder o exercício a cidadania!
É urgente a tolerância, e a discussão das ideias na base da inteligência, essa é a grande diferença ente o Homem e os restantes animais.
Os Bombeiros da Amora podem ajudar o Seixal, dignificando a sua vocação.
Manuel Tiago

Anónimo disse...

Terá com certeza muita razão, não duvido, só pergunto em que é que o discurso de Manuel Matias sobre o racionalismo, citando Max Weber, contribuiu para que os bombeiros dignifiquem melhor a sua vocaçaõ. Para que não sabe, ficará a saber que o corpo de bombeiros tem no seu plantel homens e mulheres de grande valor, operários, estudantes, licenciados, quadros médios etc. Cabe a quem os dirige criar todas as condições para que desempenhem cabalmente a sua vocação.

Anónimo disse...

Podem achar que o que vou dizer é preconceito mas a verdade é que sempre desconfiei dos ruivos, que me perdoem os ruivos inocentes, se calhar é porque todos os que conheço parecem siameses do Manuel Matias e depois, ele também não deixa aparecer os cabelos brancos derivados à idade e como carrega na tinta dá-lhe um ar ainda mais snob do que provavelmente será na realidade. Gostaria de saber quem é o seu barbeiro para lhe sugerir mais contenção no uso da tinta. Assim, os sócios não lhe têm o respeito devido, o que é pena porque é uma peesoa extremamente simpática, distribui apertos de mão a uma assembleia inteira. Contrariamente, o Manuel Ramos poderia aproveitar a tinta em excesso do Manuel Matias, pois esse nem com os cabelos brancos se faz respeitar.

Anónimo disse...

Gostaria de manifestar o meu apreço pelo forte contributo do dono do blog para a cultura geral dos amorenses.Falar de Max Weber a prepósito de Matias (Weber) é de uma ironia sibilina carregada de simbolismo, que reflete em absoluto a personagem.Há contudo outras caracteristicas, igualmente bizarras que compõe o boneco, mas que não foram exploradas.
os meus parabens.
josé antónio casal garcia.

Anónimo disse...

Pois é, olhando com mais atenção consigo tirar mais parecenças, particularmente com um certo personagem, também germânico e também de baixa estatura e que, em dada fase da sua vida também ganhou ganhou uma eleições, sendo o resultado final aquele que nós conhecemos.
Horácio

Anónimo disse...

Ena pá o Matias também já te direito a foto... Será a próxima que os sócios vão receber em casa? Mandem mais, dos outros também. Assim podemos começar uma nova colecção de cromos e até podemos fazer trocas via net. A mim faltam-se alguns...e já agora podiam fazer um protocolo com a Papelaria FErnandes para fazerem a caderneta para colar os cromos.
Há tanto tempo que não coleccionava cromos1! Mas por amor de DEus ,não usem as pastilhas elásticas para trazerem os cromos, senão lá vão os velhotes todos comer pastilhas e ficam sem placa.

Anónimo disse...

Acontece que se o senhor Manuel Matias leu mesmo alguma coisa s/ Max Weber, aparentemente terá chumbado no exame, porque ele, Manuel Matias não aplica um dos principais conceitos do fundador da Sociologia, que é o de perceber o sentido que cada um dá à sua conduta. Ora, pelo seu comportamento, conhecido por nós, é visível que o senhor é um cábula nesta matéria de conduta e comportamento.

Anónimo disse...

Não batam mais no ceguinho!
O homem - esse Matias - é manifestamente um pedante e um ignorante. Nada pior do que quando sob a mesma pessoa se juntam estas duas características. É que não é só confrangedor como também é ridículo. E o ridículo, como é sabido, mata! Donde Manuel Matias, R.I.P.

Falando mais a sério: é de uma tristeza confrangedora esse sr.a tentar convencer uma assembleia-geral de uma associação como a AHBVA que é aquilo que não é e que nunca foi - um intelectual e um académico.

Ao contrário do seu objectivo desacreditou-se, deu-se ao ridículo, rebaixou-se.
Durante muito tempo será conhecido pelo Max Weber da Amora, pelo sociólogo da treta. Nada de mais desagradável e bastaram uns minutos para que um homem simples e, porventura, honrado e trabalhador, passasse a ser o escárnio de uma comunidade.

Que isto seja uma licção para outros que, como ele, querem mostrar o que não são.

Anónimo disse...

Eis um momento em que me apetece citar não Weber mas, Salomão. Esta guerra intestina está a destruir a associação dos Bombeiros de Amora. Haverá um momento em que uma das partes terá de escolher entre a destruição e a salvação? As postagens que aqui tenho visto não sao mais valias. São achas, para uma fogueira que poderá destruir o que tanto custou a criar. Haja pois, bom senso. Já se percebeu que muita coisa correu mal (está a correr mal)... quem estará preparado para desempenhar o papel da "verdadeira" mãe? Quem preferirá salvar os Bombeiros de Amora em lugar de os "incendiar"?

Anónimo disse...

Quando os actuais dirigentes acatarem as decisões e pedidos dos seus associados e se apresentarem nas assmbleias para discutir verdadeiramente o que interessa à Associação, aí sim, a calma regressará. Será pedir demais que se repita o acto eleitoral e que sejam salvaguardadas as condições para que o mesmo se faça dentro da legalidade, sem suspeitas, sem margem para dúvidas? Não nos devemos esquecer que a grande maioria dos sócios só querem o melhor para a sua Associação e querem os seus dirigentes bem longe de interesses pessoais mais ou menos obscuros. Os sócios só querem o regresso da Paz institucional, esperemos pois a decisão do Tribunal do Seixal já que o bom senso foi coisa que não prevaleceu em todo este processo.

Anónimo disse...

Amigo seixalense nós não estamos na China, não precisamos de ver o que se passa na China comunista, porque nós por cá não estamos melhor com este governo de Sócrates e do PS, que tem sido uma afronta e ataque á classe média e trabalhadora, desde baixando-nos os ordenados e até dando como motivo os baixos preços da industria Chinesa, o que nos faz pouco competitivos, e á pála disso nós vamos baixando a cabeça e aguentado tudo desde de perder direitos adquiridos a muitos perderem os seus empregos, e tudo porquê porque os nossos empresários querem-nos como os chineses a trabalhar dia e noite e por uma tigela de arroz, para eles levarem os lucros para os offshores e ficarem o resto da vida a gozarem á sombra da bananeira, a isto eu também chamo a escravatura moderna, e a escravatura não é só na China a nossa também já chegou e no entanto o Senhor está preocupado com o que se passa na China, talves ainda esteja bem, ou talves também pertença á classe politica e tem o seu tacho garantido, talves o Senhor seja também um daqueles que vive á custa dos oprimidos, aqueles que vocês só se lembram deles em altura de eleições, para vos darem o tal lugarzinho preveligiado, não nos venham falar de papões, porque de papões estamos nós fartos, e amigo olhemos primeiro para o nosso Portugal e erguamos a cabeça, para ver o que está mal neste País e quem esteve no governo até agora que nos pôs nesta situação, que nunca foi boa mas que nestes ultimos anos agravou-se drásticamente, vejamos os nossos baixos ordenados, os desempregados de meia idade e até o desemprego de jovens a maioria deles formados, e que os Ministros dizem que temos que apostar mais na Formação, quando existe milhares de formados no desemprego, só podem a estar a gozar connosco, não acha, por isso digo-lhe, o povo chinês está oprimido, mas nós também, porque quando não se tem qualidade de vida passamos a capachos dos que retêm o poder económico.
Por isso amigos deste blogue chamaria a atençaõ de todos para ninguém se esquecer de ir votar pois o voto é a nossa principal arma de luta e votem em consciência, pensem quem foi que esteve no poder desde o 25 de Abril, e analisem o estado do País, se é este o País que querem ou não, senão, votem contra esses que lá estão e até dos que já lá estiveram e não fizeram melhor.

Anónimo disse...

Eu quero lá saber do que se passa na China, eu vivo na Europa, em Portugal e é aqui que temos de nos confrontar com as realidades e a realidade é, infelizmente o engrossar do desemprego, milhares de jovens à espera do seu primeiro emprego, milhares de trabalhadores com recibo verde e que agora nem direito ao subsídio de desemprego têm, são os milhares postos de trabalho que se perderam com o encerramento de empresas e que faz a classe política? Viagens de avião em classe executiva que desdobram para levarem as mulheres e os filhos e aproveitam as deslocações para darem um salto para outros destinos turísticos. São as fundações fantasmas que apenas servem para suportar uma espécie de saco azul e todas as mordomias inerentes. São as brutais ajudas de custo, os subsídios de residência etc. etc., enquanto o Zé Povinho se encontra de tanga e sofrer tudo isto com o agravamento dos seus impostos. Por isso, deixe a China para lá e concentre-se no seu País e ou então, em alternativa emigre para lá!

Anónimo disse...

Amigos sócios
A leitura da sentença da Providência Cautelar foi adiada pela Senhora Juíza para a próxima terça-feira. Acho muito estranha esta decisão e fiquei preocupado.

Sócio Preocupado

Anónimo disse...

Por cá neste cantinho à beira-mar o nosso governo permite que a claase política se governe bem, gaste o dinheiro dos nossos impostos com a maior desfaçatez, permite que os patrões fechem empresas à conta da crise, subsídia com os nossos impostos bancos que roubaram os clientes, cria fundações do tipo Prevenção Rodoviária, mais conhecida por Armando Vara, que não não servem do que encher a carteira de alguns políticos e seus amigos.E é só porque estamos na União Europeia que muitos portugueses não vivem em piores condições do que os animaizinhos mostrados no link enviado. Eu gosto muito dos animais mas preocupo-me prioritariamente com as condições em que muita gente vive, ou, melhor dizendo, sobrevive.
Estes governantes o meu voto não terão!

Anónimo disse...

Ao sócio preocupado com o adiamento da Sentença da Dr. Juiza, não se preocupe, é normal acontecer e isso só prova que a juíza não está a fazer as coisas á pressa.

Anónimo disse...

SE assim for realmente, então ainda bem que houve adiamento. Mas até já pensei que aqueles tipos tivessem já subornado a Juíza...não acredito nisso, mas com aquela gente nunca se sabe. Fazem tudo para chegar onde querem. Quer dizer fazem tudo excepto pelos bombeiros. Esses para eles não conta...nem nas fotos aparecem, são só os VIPS (aliás, os que pensam que são, pois de vips não têm nada). Alguns são mesmo familiares da Lili Caneças - só querem é aparecer nas fotos e então é cada um pior que o outro...é com cada mamarracho...

Anónimo disse...

Quando demonstrei a minha preocupação pelo adiamento da sentença foi porque, no estado em que anda a justiça, passou-me pela cabeça que eventualmente poderá ter chegado ao Tribunal algum recadinho. Apesar do flash que ensombrou o meu espírito, resta-me pois confiar que nem tudo irá mal neste nosso Portugal

Sócio preocupado

Sócio disse...

Esperemos que não amigo. Esperemos que seja feita justiça. Quem esteve no tribunal e ouviu o depoimento de mabas as partes acho que não tem dúvida. Mentiras foi só o que els disseram, eles os Novos Dirigentes claro...portanto esperemos que a Juíza seja justa e não tenha dúvidas quanto ao assunto. Lá teremos que aguardar até 3ª feira....mais uns dias de sofrimento...é preciso é não perder a esperança...

Anónimo disse...

Ao ler o que tem sido dito por aqui, so me surge uma ideia: há praí uns quantos gatos assanhados que devem ter ficado lixados por não terem sido convidados para a lista que agora venceu as eleiçoes dos bombeiros.
So assim se justifica o que aqui que le, porque em mais lado nenhum se fala do assunto ou se ouve os mesmos disparates e azedume.
Será que uma nova lista que integre algum gil ou silva será ja aceite por estes "tantos" sócios que aqui veem falar?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 17:48, em primeiro lugar vê-se perfeitamente qual o seu grau académico, pelo seu português fluente, em segundo o seu grau de interesse pela AHBVA, ou seja nenhum, porque candidatar-se a Uma associação, é preciso essencialmente, ter espirito de cooperação, disponibilidade, e espirito de sacrificio, não se faz parte de uma direcção só para ficar conhecido como os Senhores fizeram com o propósito de fazerem campanha eleitoral.
É claro que tenho a certeza que nenhum dos sócios que aqui vêm, participariam numa Direcção seja ela qual fosse, só por participar e promover-se pessoalmente, como os senhores o fazem!
Escusado será dizer novamente que os Senhores não ganharam as eleições dos AHBVA, porque se assim tivesse sido os sócios não teriam feito o abaixo assinado a pedir a impugnação da Eleição, nem teriam feito uma PROVIDÊNCIA CAUTELAR, e os senhores poderiam fazer a vossa campanhazinha eleitoral para as autarquias á vontade.
Assim não aconteceu porque além de várias irregularidades durante o acto eleitoral, ainda desapareceram dez votos, o caderno eleitoral, foi levado pelos Senhores e para piorar a situação tomaram posse por cima de tudo e de todos, ao ponto de a vossa primeira medida ao tomarem posse foi mudarem a fechadura do quartel, quem é que está desesperado? penso que eram os senhores, senão não tinham medo dum novo acto eleitoral completamente isento!

Anónimo disse...

Não desapareceram 10 votos mas sim 10 boletins que eventualmente poderiam valer até 100 votos. Quanto aos gatos assanhados que estarão com inveja de não terem integrado a lista que ganhou estas eleições, direi apenas o seguinte: Eu, no lugar desses senhores teria imensa vergonha de fazer parte de uma lista que ganhou as eleições com trapaça, foi um acto eleitoral cheio de suspensões de tal maneira que até eles próprios dizem ser um mistério o desaparecimento dos boletins de voto. Eu enfiava a minha cabeça na sanita se eu fizesse parte de um orgão social que tiviesse sido posto em causa da maneira como este foi, digo ainda mais, nem me poderia encarar com o espelho, sabem porquê? porque sou uma pessoa com vergonha na cara, coisa que pelos vistos esses senhores não têm. Batoteiros!

Anónimo disse...

Se os senhores que constituiram a lista B tivessem vergonha na cara, face a tanta polémica e tantos indícios de irregularidades, apresentavam a sua demissão, convocavam novas eleições e, se o desejassem, recandidatavam-se. Se voltassem a vencer sem aldrabices ficávamos todos calados e íamos todos apoiar a nova direcção e a AHBVA. E mais nada! Mas era preciso que fossem homenzinhos...

Maria disse...

Homenzinhos? Nem mulherzinhas, quanto mais homenzinhos...Tão homenzinhos e tão interessados nos Bombeiros que chegou hoje o 1º VUCI da ABVA e da Direcção nem um elemento estava presente para receber a viatura. Nem do carro se interessam...mas também o carro foi totalmente oferecido pela CMS e eles não precisam da Câmara nem da Junta de Freguesia para nada. Pelo menos foi o que a Conceição Lousada apregou alto e bom som no dia das eleições, lá no quartel. Se fosse a eles nem aceitava o carro. Coisas dadas pela CMS...que horror! Ainda se fosse comprado com os lucros do Freeport.....aí sim era de valor!

Anónimo disse...

GATO GIL

A Visão de um gato sobre os bombeiros que o rodeiam.

Era preciso criar um blog por causa das eleições??????????? Ou o blog já existia????

Sem dúvida um inigma!!!!

Gato Silva.

Anónimo disse...

Enigma foi o desaparecimento dos 10 boletins de voto, se calhar sairam disfarçadamente no caderno eleitoral que foi "levado por engano". Quanto ao blog, eu, particularmente já o conhecia mas, confesso que o abria pouco,mas, como foi o único blog regional que trouxe o tema à discussão sem nunca desistir, eu também não desisto e sempre que posso venho dar uma espreitadela. Nunca é demais agradecer ao dono do blog a sua solidariedade para com os sócios inconformados com as irregularidades cometidas.

Anónimo disse...

As bifanas dos escuteiros

Muito bem Sr. Vereador - Samuel, o sr não gosta de carne de porco, entende-se!
Esses tipos da CDU não percebem de culinária. O Sr. queria fazer o seu papel profilático e de repente aparece uns escuteiros, e tumba, “bifanas no pão”.
Sr Vereador, nas próxima legislatura da CMS, peça por favor a vereação do Canil e só.
Assim mesmo que tenha que tomar medidas – O que para si deverá ser muito complicado…, distribua-a os ossos, porque a carne os seu amigos do governo já alienaram.
Gostava, ainda de declarar o meu apreço as obras que os seus amigos de Câmaras PS, tem orgulho de participar. FREEPORT e um bom exemplo de arquitectura , inovação e caso de Policia.
Faça por favor um grande trabalho ao Seixal, dedique-se ao Direito, e dê a politica a quadros do seu partido mais vocacionados.
Manuel Tiago

Anónimo disse...

Já repararam que o senhor vereador Samuel, candidato do PS à Presidência da CMS ainda não disse uma única palavra sobre o assalto dos seus camaradas aos BVA?
Porque será?

Anónimo disse...

Será que o SR. Matias Webwee se esqueceu de ir hoje ao Seixal assistir às comemorações do Dia Municipal do Bombeiro?? Podia ter aproveitado para dar um discursito sobre Marx Weber, se calhar os Seixalenses iam gostar...ele que está sempre em cima da vida da Associação e perde estes momentos tão importantes....que pena!!! Só se ele está na Bélgica e vem depois de amanhã, para estar amanhã no Tribunal, como fez no dia das eleições....

Anónimo disse...

Manuel Matias Webber, hoje foi destituido do cargo de sociólogo das assembleias Gerais, e parece que vai discursar para o Rossio com um altifalante!
Ganhamos a Providência cautelar.

Anónimo disse...

Pois, mas Associação perdeu com todo este processo, isto é que fica para a história, pessoas mal comportadas a gladearem-se.
Terceira via já!

sócio disse...

Terceira Via com nome artístico Lousada....bem pensado. E todas as semelhanças com os demitidos ontem serão pura coincidência....Isto é a minha ironia, porque não me apetece ser mais directo. Tenham vergonha, deixem-se de filmes hilariantes e cenas tristes. Parem de brincar com uma Associação que tanto custou a erguer e sem que vocês dessem o mínimo contributo. Olhem-se ao espelho e façam uma reflexão a sério.