terça-feira, 30 de junho de 2009

PARABÉNS LÚCIA

Diz o ditado que “a justiça tarda, mas não falta” e assim aconteceu hoje no Tribunal do Seixal, que mandou repor a verdade na AHBVA.

Está de parabéns não só a Presidente da Direcção, mas todos aqueles que não baixando os braços sempre acreditaram numa causa justa, batendo-se pela transparência e pela legalidade.

Embora a hora seja de regozijo e euforia, é bom que toda esta trapalhada tenha servido de lição para todos, em especial para aqueles que na sua boa fé foram enganados e para todos os outros que se têm alheado da Associação e que no futuro devem estar mais atentos e participativos.

Será bom que se possam erradicar as sequelas e construir uma verdadeira unidade, pois só assim se poderá desenvolver em harmonia a Associação que é de todos e para todos.

domingo, 28 de junho de 2009

ESCLARECIMENTO

Não é hábito do “GATO GIL” responder aos comentários que aqui são livremente colocados, mas ao verificar que este blogue tem incomodado algumas pessoas, há que esclarecer duas ou três questões para tranquilizar os espíritos daqueles que por falta de argumentos, apenas tentam desvalorizar o que aqui tem sido escrito.

Assim, informa-se que o autor do “GATO GIL” nem sequer é associado dos BVA e não tem qualquer laço de parentesco ou sequer de amizade com os integrantes das listas que concorreram aos órgãos sociais (embora conheça alguns), não é militante de nenhum partido político nem faz parte de grupos de pressão, limitando-se a estar atento ao que o rodeia.

O blogue não foi criado para focar somente o que se passa nos BVA, mas atendendo à importância do assunto e à falta de outros locais onde o mesmo possa ser discutido, o autor tem alimentado o tema de forma a que ele se mantenha vivo, continuando a fazê-lo até que seja reposta a legalidade.

Deste modo, agradece-se que quem tiver documentos e fotos actuais ou antigas que considere de interesse para publicação, poderá enviar para:

Esperamos sinceramente que na próxima terça-feira seja feita justiça e que de uma vez por todas haja paz e tranquilidade nos BVA.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

MATIAS WEBER

Numa tentativa de dar a conhecer aos “incultos” que vão às Assembleias dos BVA quem foi Max Weber, o “GATO GIL” resolveu colocar aqui uma pequena peça dedicada especialmente ao grande sociólogo da margem sul, Professor Doutor Manuel Matias Weber, que, para quem não saiba, descende em linha obscura – como sempre – de tão ilustre figura alemã.

Até, se repararem bem, o Matias tem um certo ar germânico, principalmente pela cor do cabelo, pese embora o facto de ser de pequena estatura, ao contrário daquilo que estamos habituados a ver nos homens oriundos das terras da Baviera.

É possível que em tempos ele tenha sido mais alto e espadaúdo, mas foi mirrando na mesma proporção das trapalhadas em que se tem metido, para desta maneira se poder esconder melhor quando tiver vergonha do que anda a fazer e das situações ridículas que protagoniza.



sexta-feira, 19 de junho de 2009

O CERNE DA QUESTÃO

Na sua missiva de auto-promoção vem o presidente da direcção da AHBVA tecer elogios a quem o antecedeu no cargo, reconhecendo que “uma Associação Humanitária, que embora esteja a dar os primeiros passos, muito já tem conseguido e afirmado no teatro das suas competências”.

Diz ainda “contamos hoje com um bom Corpo de Bombeiros, gente responsável que tudo faz, para servir, não só os Associados desta casa, como toda a população...”

Assim sendo e acreditando que estas palavras não são cínicas ou de circunstância mas sim de uma constatação da realidade, só se poderá entender que o “assalto” efectuado tem outros fins para além de o servir altruisticamente a Associação.

Desde logo se percebeu que a vertente político-partidária estava na génese da elaboração de uma lista concorrente às eleições, já que não se procuraram os associados mais dedicados e competentes, mas sim aqueles que pela simpatia ou filiação socialista pudessem garantir uma total manipulação da Associação.

E este é o cerne da questão.

Para os associados é indiferente se quem preside e faz parte dos órgãos sociais é A ou B, mas sim quem demonstra ou já demonstrou competência e disponibilidade para ocupar os cargos sem qualquer outro interesse a não ser dignificar e trabalhar em prol da Associação.

É difícil esperar que o Ricardo Ribeiro num acto de contrição e do superior interesse da Associação se demita na Assembleia-Geral a realizar amanhã, mas como existem outros que já se aperceberam da manipulação de que foram alvo, nunca é tarde para corrigirem o erro em que embarcaram.

Haja coragem para ultrapassar divergências e construir uma alternativa credível e de unidade na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amora.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

SAFADOS

Muitas vezes nos admirados e insurgimos com a linguagem utilizada nos blogues, quando há bem pouco tempo num directo da TVI, protagonizado pelo bastonário da Ordem dos Advogados e por Manuela Moura Guedes, se ultrapassaram todos os limites razoáveis daquilo que deve ser uma entrevista ou uma troca de opiniões entre antagonistas.

Mas há ainda quem seja muito mais acutilante e não deixe de chamar as coisas pelos próprios nomes, convidando-os a ouvir a denúncia que um jornalista brasileiro faz dos seus deputados federais.

Safados é o termo que ele utiliza, porque se estivesse no Concelho do Seixal e sentisse a mesma indignação que muitos sentem em relação ao que se tem passado na AHBVA, certamente que as palavras seriam outras.