quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DIA DE REIS


Neste dia, que simbolicamente é de Reis, deveria servir para além de se comer o tal bolo com o buraquinho no meio, para também nos questionarmos sobre a utilidade da mudança em Portugal do sistema monárquico para o sistema republicano há quase cem anos.

De 1910 a 1926, ou seja durante 16 anos, a bagunça foi de tal ordem que os sucessivos governos desbarataram todo o aparelho do Estado e as finanças públicas, obrigando a um golpe militar e à vinda do professor de Coimbra para tomar conta disto por mais de 40 anos, com Presidentes da dita República que não passavam de meros figurantes, tal como se passa hoje, após 35 anos de um outro golpe militar.

Que vantagens nos trouxe a República se continuamos a ter um sistema feudal com os seus mais altos representantes, tais como o Marquês de Freeport, o Barão de Nafarros, o Conde de Oeiras, a ex-Marquesa de Felgueiras, o Duque de Gondomar, o Visconde das Antas e tantos outros que se ainda não possuem qualquer título, pelo menos a eles aspiram.

Estou a lembrar-me, por exemplo, daquele senhor que já foi ministro e agora é presidente do Concelho de Administração da Mota-Engil, do outro que é ou era administrador do BCP e agora passou a Consultor e tantos outros, que dentro de pouco tempo serão certamente nomeados no mínimo Cavaleiros de uma qualquer Ordem Honorífica.

Que República é esta que pouco falta para ser apenas das bananas?

Prefiro ter um Rei a sério em vez de manequins da Rua dos Fanqueiros.

6 comentários:

Anónimo disse...

RECEITA DO MÊS

COMO SE FAZ UM AUTARCA

- 1 dose de falta de carácter
- 1 dose de ganância
- 1 dose de mentira
- Euros qb
- 1 pitada de merda

Obs.: NÃO EXAGERAR NA MERDA, SENÃO SAI UM MINISTRO!

Anónimo disse...

Desde que Guterres saíu do governo agastado com o pântano onde corria o risco de se afundar, que o pântano está cada vez mais lodoso. Vive-se em impunidade total. Os poderosos conseguem contratar bons advogados, não para se defenderem do que não tem defesa mas, para atrasar e dificultar o trabalho da justiça e, no final nada lhes acontece. A verdade é que há mais de 50 anos que andamos a ser governados por provincianos sem visão do mundon e mais actualmente por gente a que chamaria chico-espertos onde a principal tarefa dos mesmos é proteger os seus interesses pessoais e dos seus amigos. Por outro lado " o cabide da rua dos fanqueiros" só pensa na reeleição, apesar de não resistir à tentação de se imiscuir na governação. Quem nos salva de tanto abutre?

A Silva&Silva disse...

Projecto de construção do novo Hospital do Seixal

Ministério da Saúde enviou para Diário da República anúncio de abertura de concurso público - 15/01/2010. Actualizado.


Foi hoje enviado para publicação em Diário da República o anúncio de abertura de concurso público internacional para o projecto do novo Hospital do Seixal.

O novo hospital do Seixal terá um conceito inovador, visando um dispositivo assistencial diferenciado composto por processos terapêuticos e meios de diagnóstico que se afirmam como alternativas eficazes ao internamento. O futuro hospital do Seixal será uma unidade de excelência direccionada para a prestação de cuidados de ambulatório.

Em 26 de Agosto de 2009 foi assinado entre o Estado Português, representado pelo Ministério da Saúde, e o Município do Seixal o acordo estratégico de colaboração para o lançamento do Hospital do Seixal, cuja construção foi reconhecida pelo Governo como uma das prioridades das novas construções hospitalares.

Com a assinatura do referido acordo estratégico o Governo assumiu o compromisso de lançar o concurso público para o projecto de construção do Hospital do Seixal.

O novo hospital do Seixal irá servir os cerca de 400 mil habitantes dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, que actualmente apenas dispõem do hospital Garcia de Orta, em Almada, indo funcionar a nova unidade como uma excelente opção de complementaridade e de proximidade à população.

Lisboa, 15 de Janeiro de 2010




Data de publicação 15.1.2010


Ao contrário da câmara do Seixal, que anuncia obras e as concretiza 20 anos depois, e poderia deixar aqui dezenas de exemplos, Pavilhão da Torre da Marinha, Moinho de Maré, Ponte da Fraternidade etc, etc.
O governo com 15 dias de atraso, lança o concurso para o Hospital, tinha ficado acordado ser lançado até 31/12/2009.
Mas já andavam por aí os Teixeiras, os Paulos, os Silvas os Afonsos e até a deputada que foi vereadora, e que em quatro anos não conseguiu mandar substituir um quadro eléctrico, a manifestarem-se contra os 15 dias de atraso.
É claro que a postura é outra, se fosse a C.M. Seixal iria aproveitar para fazer propaganda gastando meios de nós todos, para comemorar ao velho estilo estalinista.

J.S. Teixeira disse...

PS Seixal demonstra mais uma vez o seu carácter hipócrita ao lançar acusações graves a António Xavier de Lima, 1 ano após a sua morte. Veja porque no blogue O Flamingo.

Tenho dito.

J.S. Teixeira disse...

Como sei que o Sr. Samuel Cruz não me dá direito a responder-lhe acerca daquilo que ele escreve no seu blogue, aproveito este espaço para comentar o mais recente comunicado de imprensa que o PS Seixal emitiu acerca do Hospital no Seixal:


"Entretanto aproveito para fazer nota da idiotice que o PS Seixal emitiu em comunicado de imprensa. É que, pelos vistos, por preguiça, não leram os anexos do concurso público, e ficaram sem saber que o mesmo tinha a data limite acima referida neste comentário. Além disso no Programa Funcional do Estabelecimento Hospitalar do Seixal datado de Agosto de 2009 (na Parte II - Estimativa de Investimento em Construção e Equipamento) pode ler-se no ponto 5.2. que:

"O Município assegurará os investimentos relativos às obras de criação, alteração e adaptação das vias municipais de acesso ao Hospital, até ao limite do perímetro do Terreno, que eventualmente se mostrem necessárias quando for conhecida a localização e configuração exacta do Hospital.

Ora parece-me que esse facto só poderá ser conhecido APÓS a conclusão do Projecto!!! Todos os pontos que o município tem deveres, prendem-se da mesma forma com questões relacionadas com manutenção de espaços exteriores e regulação de tráfego após a entrada em funcionamento do Hospital.

Visto que a conclusão do projecto só estará pronta, no mínimo, em 2011, não faz sentido que nada destes considerandos sejam presentes nas GOP referentes ao ano de 2010.

Pura idiotices destes dirigentes do PS."



Tenho dito.

J.S. Teixeira disse...

por lapso esqueci-me de mencionar que o concurso público para o projecto tem 1 ano como limite.