sábado, 12 de março de 2011

EM DEFESA DE SÓCRATES


Como milhares de portugueses, hoje participei na manifestação da “geração à rasca” para defender José Sócrates numa hora tão difícil para ele e como disse um seu ministro bronco, por se tratar de um movimento demagógico.

Sócrates está à beira de ficar desempregado e nem a sua “licenciatura” em engenharia civil lhe poderá valer para poder continuar a ter um nível de vida a que já se habituou. Ou seja, é mais um licenciado para o desemprego e embora ele seja muito fluente e um bom vendedor, ninguém deseja que ele só tenha ocupação precária num “call-center” a ganhar 400 euros por mês.

Eu sei que ele já não é muito jovem, mas também aqueles que têm pensões de miséria e que as vêm congeladas por mais uns anos, reconhecem o esforço que ele tem feito para que não se tornem em consumidores desenfreados.

Ele, coitado, até já foi à Alemanha ver se conseguia alugar umas câmaras de gás para mandar de férias para lá uns velhotes que com os 200 euros da reforma não lhes permite sequer irem à praia de Algés.

Nem se percebe porquê tanta preocupação dos menos jovens, já que o nosso amigo Sócrates só nos está a empenhar por mais 50 ou 60 anos e aí já estão todos a fazer tijolo há muito tempo.

Como diz o outro “luta é alegria” e se Sócrates anda sempre alegre, logo ele também luta.

E já viram a injustiça de o compararem a Salazar e afirmarem que ele ainda é pior? É pior porquê? Enquanto o outro vivia em S.Bento numas instalações do Estado, Sócrates teve de se sacrificar a comprar um apartamento na Rua Braamcamp. E como não queria estar isolado dos laços familiares, tratou que a mãezinha também comprasse outro no mesmo edifício.

Afinal Sócrates também está à rasca.