domingo, 23 de agosto de 2009

FÉRIAS?

Passou mais uma semana e o panorama político do Seixal não teve alterações significativas, a não ser um pequeno episódio relacionado com as festas populares de Corroios e a montagem de novos “outdors”, que hoje em dia é o meio privilegiado pelos partidos políticos para darem a conhecer aos eleitores os seus cabeça de lista aos vários órgãos autárquicos.
Aliás, as campanhas – se é que se pode chamar campanhas ao que se faz – utilizam processos muito diferentes dos que eram utilizados no passado, limitando-se os partidos, quase todos, a pagarem aquilo que antes era feito por militância e de forma completamente gratuita.
Por ignorância ou comodismo, estes novos líderes locais não promovem acções que levem a mobilizar os militantes e simpatizantes das suas causas, desperdiçando assim um importante potencial de dinâmica para qualquer eleição.
Actualmente, tal como afirmou o candidato do PSD, compra-se espaço em parte da comunicação social local (parece que as rádios ficaram de fora) e só se apresenta o programa eleitoral depois das férias, como se a grande maioria da população do Seixal tivesse possibilidades de passar férias fora do Concelho.
Com teses destas este candidato revela o seu desconhecimento sobre a realidade sociológica em que vivemos, a não ser que só esteja a pensar colher votos junto de uma minoria que se pode dar ao luxo de ir mais além que a “excelente” Ponta dos Corvos ou a Fonte da Telha.

E é pena. O Seixal merece muito mais.

sábado, 15 de agosto de 2009

O SEIXAL MERECE MUITO MAIS

Começou oficialmente a época futebolística e já temos alguma coisa de interesse para ver na nossa televisão ou ler na imprensa escrita, com acesas discussões sobre os inevitáveis erros da arbitragem ou a falta de sentido táctico deste ou daquele treinador que utilizou o 4x4x2 em vez do 4x3x3.

Por falar em tácticas, não se vislumbra qualquer uma por parte dos partidos que irão concorrer às próximas eleições autárquicas no Seixal e não se entende que estejam tão mudos e calados quando há tão pouco tempo para poderem passar a sua mensagem.

E se a táctica é nula, a estratégia não parece a melhor, percebendo-se assim porque mais de 60% dos eleitores não votam e se desinteressam pela política local, pois não existem candidatos ou programas que os façam despertar para a letargia em que se encontram.

A actual maioria, que já governa o Concelho há mais de 35 anos, pode assim continuar tranquila com os cerca de 25.000 votos que lhe garantem a sua continuidade, não necessitando de executar muito mais rotundas para derrotar uma oposição que só aparece nas proximidades de eleições.

Na blogosfera local assiste-se à troca de “piropos” entre os defensores de uma ou de outra posição política, mas discussões sérias e elucidativas sobre os programas de cada um, nada.

E é pena. O Seixal merece muito mais.